HORTUS - DEFINIÇÕES


Quants é o diminutivo utilizado para denominar os analistas quantitativos que trabalham para o mercado financeiro. Projectam algoritmos para empresas comerciais e bancos que podem gerar lucros na ordem dos milhares por Segundo. Cerca de 70% das transações da Bolsa de NY são controladas por “caixas negras”: gigantes edifícios sem janelas que contêm apenas servidores.

O fluxo de seiva é o transporte de água e minerais da raiz de uma planta até às suas folhas permitindo a fotossíntese: o processo de captura da luz solar de forma a separar o hidrogénio e o oxigénio de cada molécula de água.

Stock – O instrumento mais antigo para contar o dinheiro era um pau (stok). No séc. XII cada nobre gravava os dados sobre a sua fortuna num pau de madeira e dividia o pau em duas partes idênticas. Uma ficava para quem tinha trazido o ouro, a outra ficava no banco, confirmando o valor exacto deixado nos cofres do Tesouro.

Tulipamania - A primeira bolha especulativa da economia explodiu por causa de uma flor. No século XVII um bolbo de uma Semper Augustus ou de uma tulipa Viceroy era mais valioso que uma casa na bolsa de Amsterdão.

Entropia - A segunda lei termodinâmica afirma que quando a energia é conservada num sistema fechado, a sua utilidade declina inevitavelmente.


Clima - Subir 3o nas temperaturas médias da Terra significa fazer o planeta regressar à temperatura de há 3 biliões de anos atrás, num tempo em que não existiam humanos e a fotossíntese ainda não produzia oxigénio suficiente para suportar vida na Terra.